Blog : Castração: mitos, verdades e benefícios para a saúde do seu melhor amigo

Castração: mitos, verdades e benefícios para a saúde do seu melhor amigo Adriana Duarte .'. Responsável Genética Canil Zoe Harus Apaixonada por veja todos os artigos deste autor 27/07/2016 - Atualizado em 06/09/2016 h
A+ a-
Castração: mitos, verdades e benefícios para a saúde do seu melhor amigo

Infelizmente nos deparamos todos os dias com animais soltos pelas ruas de nossas cidades. Cães tristes, famintos e que muitas vezes acabam mortos nas estradas, ou acidentados seriamente. A procriação de cães sem controle, de forma “caseira”, ou “industrial” é a grande responsável por abandonos nas ruas, portas de clinicas veterinárias, pet shops e ONGS.

Além de evitar essa proliferação de cães que vão perdendo as características da raça: genética, temperamento, padrão e etc, a castração trás um benefício ainda maior: Saúde!

Conheça 13 motivos para castrar o seu amigo de estimação:

1. Diminuição dos dois canceres mais comuns em fêmeas: mama (cancro de mama) e útero Fêmeas castradas possuem menos chances de desenvolver tumores de mama. Nos mulheres temos exames preventivos para fazermos anualmente. Elas infelizmente não. Quando conseguimos perceber o nódulo já está enorme (vem de dentro para fora), e geralmente já tomou outros órgãos. Em muitas das vezes nem operar já pode mais. Pesquisas científicas idôneas comprovam que fêmeas castradas têm menor probabilidade de desenvolver tumores nas glândulas mamárias, quando comparadas às fêmeas que não foram castradas.

2. Acaba de vez com o pesadelo da Piometra
Fêmeas castradas não tem piometra. Piometra é uma grave infecção no útero, doença causada pelo acúmulo de pús dentro do útero, que se não tratada a tempo, pode levar a fêmea a morte. Cadelas castradas tem zero de possibilidade de ter piometra.

3. Acaba de vez com o 2º maior pesadelo: gravidez psicológica (pseudociese)
Só quem já passou por isso sabe como é dolorido para nos donos e para as pequenas. Na gravidez psicológica a cadela tem certeza que tem filhos e procura pela casa inteira por eles, chorando. Para de cansaço. E a dor nas mamas é grande, por que geram leite e acabam empedrando.

4. Outras doenças comuns que são evitadas em fêmeas:
Metrite, tumor de ovário e útero, TVT (tumor venéreo transmissível).

5. O hábito de urinar pela casa diminui, no caso dos machos
Cães castrados não precisam demarcar território e fazer xixi pela casa.
Se você está cansado de brigar com seu cão porque ele faz xixi pela casa inteira, saiba que ao castrar o seu macho ele não terá a necessidade de sair demarcando seu território, urinando pela casa.

6. Os machos também têm menos risco de desenvolver tumores
A castração evita a ocorrência de desenvolvimento de tumores nos testículos e minimiza os riscos de desenvolvimento de tumores de próstata, nos machos.
Animais machos, se castrados, têm uma evidente diminuição no risco de desenvolvimento de tumores na próstata, bem como, pela retirada dos testículos, durante o procedimento, anulam a possibilidade de desenvolvimento de tumores, nos mesmos.

7. O cuidado com a dieta em animais castrados é simples
A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência de se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia. A prática de exercícios (caminhar, por exemplo), além de ser um hábito saudável e que os pets adoram, ajuda a controlar o excesso de peso.

8. Diminui o risco de fugas para rua dos machos
Os cães perdem o instinto de sair à rua, atrás de fêmeas no cio.
No caso do macho, quando há a castração, o risco de fugir para ir atrás de uma parceira em cio se reduz a, praticamente, zero. Assim, eles podem fugir apenas para brincar com outro animal ou se verem uma pessoa, diminuindo os casos em que vão querer sair de casa.

9. Evita filhotes indesejáveis e “acidentes”
Não haverá aquela ninhada de filhotinhos para cuidar e ter que dar depois.

10. Facilita os passeios
Os cães não ficarão correndo atrás das fêmeas ou fazendo xixi para todo lado, tornando o passeio mais calmo. E por sua vez as fêmeas não estarão sendo perseguidas durante o passeio.
Quem já tentou passear com seu cão e não conseguiu ter sossego porque ele não parava ir atrás de outros animais sabe como é desanimador isso. Quando castrado, o cachorro vai passear tranquilamente sem necessidade de demarcar territórios ou correr atrás de fêmeas. Fica muito mais fácil passear sem que ele fique te puxando o tempo todo.

11. A castração NÃO deixa o cachorrinho apático
O animal fica letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele vai-se cansar facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é consequência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradualmente, diminuindo a actividade. Muitos associam erroneamente esse facto à castração.

12. A castração NÃO mutila o animal, é uma cirurgia cruel
A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós operatório bastante tranquilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já está ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continua a ter vida normal.

13. A maior parte dos machos castrado TEM interesse pela fêmea
Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea com cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.

    envie por e-mail ou baixe a versão para impressão
Seu nome:
Seu e-mail:
e-mail para quem vai enviar:
Seja o primeiro a fazer um comentário.
Deixe seu comentário O Canil Zoe Harus reserva-se o direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas e todo o conteúdo que venha a violar a política do site.
* Preenchimento obrigatório
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...

voltar ao índice
Receba notícias e artigos da ZOE HARUS Cadastre seu e-mail...
Westie White Terrie
Canil Zoe Harus Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Email   zoeharus@gmail.com
+ 55 (31) 2552 1707 + 55 (31) 9 9111 1826
© 2017 Zoe Harus - Todos os direitos reservados - Privacidade | Termos de uso