Blog : Fogos de Artifícios: Seu cão ou gato tem fobia?

Fogos de artificio e caes Isabela Mariano dos Santos Médica Veterinária - Clinica Santa Clara / Nova Lima - MG Pós-graduada em clínica e cirurgia de pequenos veja todos os artigos deste autor 28/12/2016 - Atualizado em 28/12/2016 h
A+ a-
Fogos de artificio e caes

Sabe se que a audição dos cães e gatos é mais apurada que a nossa, sendo assim o medo por fogos de artifício é comum. Algumas datas do ano são possíveis prever como o réveillon.

Existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar o medo dos cães e gatos dos fogos.

Essas dicas devem ser úteis para animais que tenham um nível médio a moderado de medo.

1) Deixe seu animal em local seguro, longe de escadas e piscinas. Não deixá-los em correntes, pois eles podem se enforcar. Fique com ele, se não puder deixe em hotel para cães em que você confie.

2) O tutor não deve mudar seu comportamento. Não deve minar os cães quando eles demonstram medo. Ele vai associar medo igual carinho.

3) Faça o possível para camuflar o som dos fogos, ligue o rádio ou a TV. Feche as janelas e portas, ligue o ventilador e/ou ar condicionado.

4) Não force seu animal a nada. Se ele quiser se esconder debaixo da cama ou mesa deixe -o. Esse foi o local escolhido como zona de conforto. Alguns animais se alguém tentar tira lo ele pode responder de forma agressiva.

5) Existem protetores auditivos para cães e gatos, em falta deles pode se colocar chumaço de algodão em ambos os ouvidos.

Há casos extremos em que é necessário usar de tranqüilizantes, mas para isso é preciso que o veterinário analise cada caso.

Dica para o ano que vem...

Faço o acostumar com barulhos. Coloque-o em locais de sua casa onde tenha barulhos como, por exemplo, a cozinha.

Coloque vídeos e áudios de fogos de artifício para seu cão e vá aumentando de forma gradativa ate atingir um alto volume, faça isso varias fezes ao dia.

    envie por e-mail ou baixe a versão para impressão
Seu nome:
Seu e-mail:
e-mail para quem vai enviar:
Seja o primeiro a fazer um comentário.
Deixe seu comentário O Canil Zoe Harus reserva-se o direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas e todo o conteúdo que venha a violar a política do site.
* Preenchimento obrigatório
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...

voltar ao índice
Receba notícias e artigos da ZOE HARUS Cadastre seu e-mail...
Westie White Terrie
Canil Zoe Harus Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Email   zoeharus@gmail.com
+ 55 (31) 2552 1707 + 55 (31) 9 9111 1826
© 2017 Zoe Harus - Todos os direitos reservados - Privacidade | Termos de uso