Blog : Tosse dos Canis “gripe canina” – sintomas, tratamento e prevenção

Isabela Mariano dos Santos Médica Veterinária - Clinica Santa Clara / Nova Lima - MG Pós-graduada em clínica e cirurgia de pequenos veja todos os artigos deste autor 06/11/2015 - Atualizado em 26/08/2016 h
A+ a-

Traqueobronquite infecciosa (popularmente tosse dos canis ou gripe canina) é uma enfermidade de cães que afeta o sistema respiratório dos animais produzindo crises de tosse, assim os proprietários relatam que parece que o cão tem algo garrado na garganta. O problema se torna ainda mais comum em estações de tempo mais frio, como o inverno; e durante esse período os cuidados devem ser redobrados para evitar o contágio dos pets.

Pode atingir animais de diferentes faixas de idade, tendo como característica episódios de tosse associados a dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade. Os principais agentes causadores desta doença são: Adenovirus tipo 2, Parainfluenza vírus e Bordetela bronchiseptica.

Os animais mais susceptíveis a Tosse dos Canis são os filhotes recém desmamados, adultos os debilitados pôr outras doenças, como verminoses, estressados, viagens longas, confinamentos em clinicas, hotéis, caixas em exposições, alimentações inadequadas, anemias etc... e pode ser transmitida para os seres humanos, sendo considerada uma zoonose.

A doença é altamente contagiosa, transmitida principalmente pôr aerossóis (pequenas gotas eliminadas pêlos espirros). Os animais apresentam os primeiros sintomas entre 3 a 10 dias após a infecção podendo persistir com os sintomas 3 a 4 semanas.

A tosse se caracteriza por ser constante, seca, em alguns casos, acompanhada por uma espécie de espuma branca; dando a impressão de que o animal está engasgado com alguma coisa ou com ânsia de vômito. Espirros também podem ocorrer e, em casos de maior gravidade, sinais como febre, perda de apetite, coriza, depressão, tosse com catarro e secreções nos olhos também podem aparecer – facilitando com que a doença evolua para uma pneumonia, por exemplo, que pode ser fatal.

A prática de exercícios e brincadeiras nesse período pode piorar o estado do animal.

A irritação das narinas (desinfetantes, perfumes, poeiras...) podem facilitar a penetração de microorganismos existentes no ambiente e complicar produzindo uma secreção purulenta pelo nariz. Nestes casos podem ser  necessário tratamento com a aplicação de antibióticos anti-inflamatórios, anti-tussígenos e xaropes também podem ser indicados para diminuir os sintomas dos cães, aliviando a tosse seca e constante principalmente quando estes animais apresentarem falta de apetite, febre, apatia e perda de peso.

Existe a imunização dos filhotes através do uso de vacinas. Há quem afirma que estas vacinas injetáveis disponíveis hoje no mercado não apresentam papel importante na proteção das mucosas nasais dos animais.

    envie por e-mail ou baixe a versão para impressão
Seu nome:
Seu e-mail:
e-mail para quem vai enviar:
Seja o primeiro a fazer um comentário.
Deixe seu comentário O Canil Zoe Harus reserva-se o direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas e todo o conteúdo que venha a violar a política do site.
* Preenchimento obrigatório
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...

voltar ao índice
Receba notícias e artigos da ZOE HARUS Cadastre seu e-mail...
Westie White Terrie
Canil Zoe Harus Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Email   zoeharus@gmail.com
+ 55 (31) 2552 1707 + 55 (31) 9 9111 1826
© 2017 Zoe Harus - Todos os direitos reservados - Privacidade | Termos de uso