Sabe se que a audição dos cães e gatos é mais apurada que a nossa, sendo assim o medo por fogos de artifício é comum. Algumas datas do ano são possíveis prever como o réveillon.
Existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar o medo dos cães e gatos dos fogos.
Essas dicas devem ser úteis para animais que tenham um nível médio a moderado de medo.
1) Deixe seu animal em local seguro, longe de escadas e piscinas. Não deixá-los em correntes, pois eles podem se enforcar. Fique com ele, se não puder deixe em hotel para cães em que você confie.
2) O tutor não deve mudar seu comportamento. Não deve minar os cães quando eles demonstram medo. Ele vai associar medo igual carinho.
3) Faça o possível para camuflar o som dos fogos, ligue o rádio ou a TV. Feche as janelas e portas, ligue o ventilador e/ou ar condicionado.
4) Não force seu animal a nada. Se ele quiser se esconder debaixo da cama ou mesa deixe -o. Esse foi o local escolhido como zona de conforto. Alguns animais se alguém tentar tira lo ele pode responder de forma agressiva.
5) Existem protetores auditivos para cães e gatos, em falta deles pode se colocar chumaço de algodão em ambos os ouvidos.
Há casos extremos em que é necessário usar de tranqüilizantes, mas para isso é preciso que o veterinário analise cada caso.
Dica para o ano que vem...
Faço o acostumar com barulhos. Coloque-o em locais de sua casa onde tenha barulhos como, por exemplo, a cozinha.
Coloque vídeos e áudios de fogos de artifício para seu cão e vá aumentando de forma gradativa ate atingir um alto volume, faça isso varias fezes ao dia.