Samuel CastroProfissional Dog GroomerProfissional Dog Groomer - Especialista em pelagem dura
Localizado em SP - proximoveja todos os artigos deste autor20/03/2018 - Atualizado em 20/03/2018 h
Estou reparando que muitos de vocês estão com dúvidas ainda sobre o que é pelagem dura e quais os procedimentos corretos, principalmente, o porque a tosa incorreta pode interferir na saúde dos cães de pelagem dura...
Eu como sou apaixonado por pelo duro e cara exóticos, gostaria de ajudar, esclarecendo aqui algumas situações dos dias normais.
Sobre a pelagem:
Muitos talvez não saibam, mas a pelagem dura em seu padrão deve ser dura mesmo, ou seja, um arame, um fio grosso. Isso porque, antigamente nossos pequeninos peludinhos serviam para funções, muitas delas, se não quase todas, nas intempéries do tempo. Excepcionais caçadores, cães de guarda até pastores de campo... E nos locais de trabalho tinha sol, galhos, espinhos, pedras uns até na neve... Tudo que pudesse prejudicar seu bem-estar físico, sendo de fora, na teoria a pelagem dura (uma capa dura) protegia sua integridade física. OU SEJA, a pelagem servia para a proteção dos cães em suas funções.
Todos cães tem um ciclo de crescimento do fio, que são as fases:
1ª Anágena
2ª Catágena
3ª Telógena
A faze Anágena, é a fase inicial do crescimento do fio, onde ele está se desenvolvendo e começando a nascer, a Catágena o fio já esta maduro e em um tamanho bacana e estável, na...Continue a leitura...
envie por e-mail ou baixe a versão para impressão comente este artigo
Isabela Mariano dos SantosMédica Veterinária - Clinica Santa Clara / Nova Lima - MG Pós-graduada em clínica e cirurgia de pequenosveja todos os artigos deste autor14/03/2018 - Atualizado em 14/03/2018 h
Sabe-se que algumas cidades do Brasil estão sofrendo com o aumento dos casos de febre amarela, doença transmitida pela picada de mosquitos infectados e que pode ser fatal. Cachorros, gatos e os outros animais habitualmente tidos como de estimação NÃO pegam febre amarela.
No ciclo silvestre, macacos são hospedeiros e os vetores são os mosquitos (os gêneros Haemagogus e Sabethes). No ciclo urbano, os humanos são os únicos hospedeiros, e a transmissão ocorre pelos mosquitos do gênero Aedes Aegypti infectados, já conhecidos popularmente por agirem na transmissão da dengue, Zika e Chikungunya.
Humanos e macacos são hospedeiros do vírus da Febre Amarela. Os mosquitos intectados, picam os macacos que, neste caso, são mais sensíveis que ser humano, e acabam morrendo, indicando a presença do vírus naquele local.
De qualquer modo, precisamos combater os mosquitos, pois apesar de não transmitirem Febre Amarela para os nossos pets, eles são transmissores de diversas outras doenças como Leishmaniose, Dirofilariose ou Verme do Coração, dentre outros.
Importante não deixar água parada, tratar ralos e esgotos com desinfetantes e utilizando inseticidas e sanitizantes, indicados por um vigilante sanitário da prefeitura, por exempli, e trocar várias vezes a água do recipiente dos...Continue a leitura...
envie por e-mail ou baixe a versão para impressão comente este artigo
Isabela Mariano dos SantosMédica Veterinária - Clinica Santa Clara / Nova Lima - MG Pós-graduada em clínica e cirurgia de pequenosveja todos os artigos deste autor28/12/2016 - Atualizado em 14/03/2018 h
Sabe se que a audição dos cães e gatos é mais apurada que a nossa, sendo assim o medo por fogos de artifício é comum. Algumas datas do ano são possíveis prever como o réveillon.
Existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar o medo dos cães e gatos dos fogos.
Essas dicas devem ser úteis para animais que tenham um nível médio a moderado de medo.
1) Deixe seu animal em local seguro, longe de escadas e piscinas. Não deixá-los em correntes, pois eles podem se enforcar. Fique com ele, se não puder deixe em hotel para cães em que você confie.
2) O tutor não deve mudar seu comportamento. Não deve minar os cães quando eles demonstram medo. Ele vai associar medo igual carinho.
3) Faça o possível para camuflar o som dos fogos, ligue o rádio ou a TV. Feche as janelas e portas, ligue o ventilador e/ou ar condicionado.
4) Não force seu animal a nada. Se ele quiser se esconder debaixo da cama ou mesa deixe -o. Esse foi o local escolhido como zona de conforto. Alguns animais se alguém tentar tira lo ele pode responder de forma agressiva.
5) Existem protetores auditivos para cães e gatos, em falta deles pode se colocar chumaço de algodão em ambos os ouvidos.
Há casos extremos em que é necessário usar de tranqüilizantes, mas para isso é preciso que o veterinário analise cada caso.
Dica para o ano que vem...
Faço o acostumar com barulhos. Coloque-o em locais de sua casa onde tenha barulhos como, por exemplo, a cozinha.
Coloque vídeos e áudios de fogos de artifício para seu cão e vá aumentando de forma gradativa ate atingir um alto volume, faça isso varias fezes ao...Continue a leitura...
envie por e-mail ou baixe a versão para impressão comente este artigo