A utilização de microchip em PETS (animais de estimação - domésticos) é o único método de identificação inviolável, permanente e totalmente seguro, além de oferecer inúmeras vantagens tanto para proprietários, criadores, veterinários e para cinofilia de forma geral.
A identificação eletrônica, como também é conhecida, consiste na aplicação de um microchip do tamanho de um grão de arroz embaixo da pele do animal, por meio do qual se pode armazenar e tornar disponíveis todas as informações do animal e do proprietário, tais como nome, endereço e telefone.
Entre as vantagens do microchip, pode-se citar a identificação do animal em caso de maus tratos, roubo e abandono, a agilidade do retorno do animal em caso de fuga, o incentivo à posse responsável e o rastreamento da população animal da cidade.
É obrigatório o uso da identificação eletrônica em todos os países da Europa, no Canadá, EUA e Japão. Por ser um método de identificação de fácil aplicação e que possibilita segurança, praticidade, e eficiência nos controle, não há dúvidas de que na América do Sul também se adotará o microchip como obrigatoriedade.
O canil Zoe Harus sai na frente e microchipa todos os filhotes, antes da entrega aos seus novos proprietários e encaminha á Federação para que o número do filhote seja colocado no pedigree e cadastrado no banco de dados do Kennel Club. Sendo assim você recebe o pedigree do filhote com o número registrado pela própria Federação.