Análises genéticas feitas com base em DNA revelam uma abundância de informações valiosas sobre o seu animal, incluindo identidade individual, paternidade, pedigree, similaridade genética a outros animais e uniformidade de linhagem de sangue. Eventualmente, cada animal possui a sua própria identidade. Animais frequentemente se parecem, mas de fato eles podem ser tão diferentes um do outro como o são os seres humanos.
Todo código genético de um animal é representado por um código único, que refletirá a individualidade daquele animal. Este perfil genético é como se fosse um distintivo entre animais da mesma espécie e raça, tal como é o da impressão digital entre os humanos. A análise de DNA utiliza-se das diferenças e semelhanças entre amostras de DNA provenientes de diferentes animais, para determinar traços tais como paternidade e uniformidade de linhagem de sangue.
Testes genéticos são previamente requisitados através da coleta de sangue. No caso de cães e gatos, é necessário somente esfregar a superfície interna da boca do animal por aproximadamente 20 segundos, com uma escova com cerdas bem macias, também chamada de ""SWAB". O DNA que está alojado nela é extraído e o utilizamos para determinar o perfil genético único do padreador, matriz ou do filhote.
Esse perfil, chamado de genótipo, é analisado digitalmente através da utilização de um sistema de computação. Um analista profissional examinará cuidadosamente e interpretará os resultados dos testes. Para completar o serviço, o resultado dos exames do animal será documentado sob a forma de um "CERTIFICADO DE ANÁLISE POR DNA" preciso e atraente.
A análise de DNA dá real segurança de onde o seu filhote veio (se ele é realmente filho dos padreadores que te foram apresentados).
A análise de DNA introduziu um novo nível de proteção para o criador e comprador, proporcionando assim, uma segurança inviolável para o seu filhote. Com a análise de DNA a identidade e o pedigree do seu animal possui validade cientificamente comprovada pela análise de DNA.
Identificação permanente contra falsificações
A análise de DNA, sem sombra de dúvida, pode eventualmente determinar a identidade de qualquer animal: Os métodos utilizados são precisos numa proporção de 1 para 100 bilhões de animais, ou seja, 99,9% de precisão.
Tatuagens, microchips e marcas a fogo podem ser alterados ou removidos: Os microchips também são propensos a migrações, fracasso na leitura ou até mesmo uma perda total na sua função; visto que o DNA é construído dentro de cada célula pela própria natureza, a análise de DNA fornecerá um registro permanente e inalterado de identificação animal. O DNA de um animal nunca muda, então providenciar a identidade é simplesmente um caso de se coletar uma amostra e compará-la com a do registro em que ela foi arquivada.
Se os genótipos casarem, identidade e propriedade estão confirmadas. Identificação feita através de DNA satisfaz as mais rígidas orientações documentadas para assegurar-se contra perdas, avarias e roubos. No caso de perda ou roubo de um animal, pode-se requerer a confirmação da identidade.
O que a análise por DNA pode fazer hoje:
Estabelecer identidade genética permanente à prova de falsificações; Assegurar a integridade do registro genealógico;Verificar paternidade em inseminação artificial;Classificar e separar crias de coberturas com vários padreadores;Assegurar a reputação dos bons criadores;Promover avanços futuros na área de criação animal.
O que o DNA não pode fazer:
Promover uma identidade instantânea.
Determinar data de nascimento.
Identificar animais pela raça.
Predizer comportamentos e características.
Diagnosticar Displasia coxofemoral (no caso de cães)
Selecionar "as mais promissoras crias".
O que o DNA poderá prover no futuro:
Triagem genética para características de interesse; Doenças genéticas;Caracteres positivos
Seleção genética de animais para melhoria de linhas de sangue;Avaliação uniforme de linhas de sangue;Animais melhores e mais saudáveis
Texto retirado da página: www.webanimal.com.br Laboratório Cepav - SP: www.cepav.com.br